TIPOS DE TELHAS

CONHEÇA DETALHES DOS TIPOS DE TELHAS MAIS UTILIZADOS!

Conheça os tipos de telhas mais utilizados, as vantagens e desvantagens no uso de cada uma, e qual é o tipo que mais combina com o estilo da sua casa.

Todos os tipos abaixo possuem vantagens e desvantagens diferentes, e em todos os casos você vai encontrar fabricantes de boa e má qualidades, porem temos que saber a procedência da produção, pois muitas fabricas diminuem o tamanho da telha reduzem a quantidade de esmalte e  queimam a telha em uma a temperatura mais baixa, comprometendo a resistência do esmalte ao longo do tempo, originando defeitos de gretamentos, manchas e a resistência a maresia.

Vamos ao tipos:

Telhas de Cerâmica (barro) Vermelhas

As telhas de cerâmica – ou de “telhas de barro” -, são telhas produzidas a partir de argila, queimadas em fornos à gás ou lenha em temperaturas próximas a 900°C. É o tipo de telha mais antigo do mundo, e hoje seu processo de produção ficou um pouco ultrapassado.

Telhas de Cerâmica (barro) Mescladas e Brancas

As telhas de cerâmica – ou de “telhas de barro” -, são telhas produzidas a partir de argila, queimadas em fornos à gás ou lenha em temperaturas próximas a 950°C. É o tipo de telha mais antigo, e hoje seu processo de produção é bastante avançado, sendo produzidas telhas com as mais diversas características, modelos, cores e acabamentos.

Telhas de Concreto (cimento)

As telhas de concreto são uma boa opção para projetos com design moderno. As telhas não possuem diferenças de tamanho, e seus encaixes são precisos. Diferenças na tonalidade entre lotes são incomuns, mas podem ocorrer devido à mudança no fornecimento de alguma matéria prima para o fabricante. Quanto à resistência, desde que o telhado esteja alinhado e às telhas bem encaixadas, as telhas de concreto não se quebram com facilidade.

Ao contrário do que muitos acreditam, as telhas de concreto chegam a ser mais leves que alguns modelos de telhas de cerâmica, pois apesar de cada peça pesar quase 4.6kg, seu rendimento de apenas 10,4 pçs/m² resultam num peso total no telhado compatível com outros tipos de telhas.

Telhas Esmaltadas Coloridas

No mercado são encontradas telhas coloridas esmaltadas de 3 tipos:
Telhas de Cerâmica Esmaltadas
Telhas de Cerâmica com Revestimento de Poliéster
Telhas tipo Gres
Em todos os tipos, as telhas são produzidas em diversas cores, sua permeabilidade é baixa, e seu aspecto visual é mantido por mais tempo.

Telha Esmaltadas Gres (piso)

As telhas esmaltadas gres (piso) produto fabricado com o mesmo processo do piso cerâmico, totalmente automatizado. São produzidas com argila microgranulada moldadas em prensas de grande capacidade de compactação, em um processo de monoqueima em fornos a rolo, em temperaturas de até 1.150°C, deixando as telhas com alta resistência e baixa absorção de água.

Telha Esmaltada Poliéster

As telhas em poliéster são telhas produzidas,  a partir de argila, queimadas em fornos a lenha em temperaturas próximas a 900°C.As telhas com revestimento  poliéster recebem uma camada de pó emborrachado, onde passam em em fornos queimados a lenha atingindo apenas uma temperatura de 200°C.Esse

É o tipo de telha mais antigo, e hoje seu processo de produção é bastante avançado, sendo produzidas telhas com as mais diversas características, modelos, cores e acabamentos.